Já percebeu que reparamos no outro aquilo que existe em nós mesmos? Seja qualidade ou defeito, o que nos salta aos olhos é o que está ao alcance de nossa percepção, ou seja, o que também somos.
Do que eu sei, pessoas interesseiras acham que todas as outras também o são. Por outro lado, pessoas bondosas também acham que todo mundo é bom. E o mesmo pode acontecer com qualquer outro estereótipo: galinhas, honestos, educados, viciados, alegres, depressivos... Aliás, já ouvi história de gente que diz que trai porque tem certeza que o companheiro também o faz. E em muitas vezes o primeiro está enganado. É tudo culpa de um percepção desviada que primeiro olha para nosso interior para depois enxergar o resto do mundo.
Eu já senti uma raiva tremenda de uma vendedora simplesmente porque ela estava usando o meu perfume preferido. Achei que tudo nela era muito brega. Só porque senti o cheiro do meu perfume em outra pessoa.
Na faculdade tivemos um caso super complicado de conflitos entre mãe e filho. O que nos era claro, mas eles não entendiam, é que eles eram exatamente iguais! As queixas que um tinha contra o outro era exatamente igual à forma como ele próprio agia contra o outro. E os olhos só estavam abertos para essas atitudes, assim, espelhadas.
Isso me faz pensar que se o mundo te parece um lugar ruim demais, ou se para você todo ser humano é inconfiável, é porque há algo muito ruim em você mesmo. Talvez o inferno não seja os outros. Seja a forma como enxergamos os outros, mas baseado na forma como enxergamos a nós mesmos. Também me leva ao fato de que quando mudamos para nos tornar alguém melhor, automaticamente passa de uma mudança individual para uma mudança coletiva, e o mundo todo se torna um lugar melhor para viver.
Quero falar um pouco sobre "A Baleia"
Há um ano
Amiga, acho q vc daria uma maravilhosa psicóloga, terapeuta....caramba, como amei seu post!
ResponderExcluirPercepção... taí uma palavrinha que todos deveriam usar com diescernimento e bom senso, adorei o post!
ResponderExcluirbjos e bom findi!
eu tb detesto quando sinto que alguém esta usando meu perfume preferido.
ResponderExcluire quando alguém descobre as bandas que eu gosto, essas bandas fundo de garagem??
quero moorrer..uahuahaua
adorei seu post.
beijos e enfim, sexta-feira.
Muito bom o post!
ResponderExcluirEu tenho isso em mente sempre, julgamos os outros segundo os nossos valores, isso é um fato incontestável!
E quando odiamos demais algo nos outros é porque aquilo está escondido dentro da gente sem que queiramos ver... Por isso quando aparece uns doidos pra me agredir no meu blog e eu posso responder, apenas digo que o que disse em meu post mexeu com algo que está dentro dele e ele não está sabendo lidar...
Quando não concordamos com algo que não faz parte do nosso universo, simplesmente ignoramos e seguimos em frente...
Mas é claro que tem um outro lado... às vezes precisamos lutar contra pensamentos que nos prejudicam, no meu caso eu diria que luto contra o machismo que acho que atravanca a minha vida... ahahah
Beijocas
"Isso me faz pensar que se o mundo te parece um lugar ruim demais, ou se para você todo ser humano é inconfiável, é porque há algo muito ruim em você mesmo".
ResponderExcluirConheço uma frase que diz o seguinte "Nossa boca fala do que o nosso coração está cheio".
Acho que isso resume tudo.
Beijo, beijo!
Vanessa Pinho
http://mulheretudomaluca.blogspot.com/
Agente sempre olha os defeitos dos outros e esquece de olha pros nossos e tentar consertar. é mais como julgar que ser julgado...
ResponderExcluirerrar e acertar isso é comum pra todo mundo, o diferencial é se comporta depois...
Pois é... este é o problemas: enxergar apenas os defeitos de quem nos cerca.
ResponderExcluirDefeitos e qualidades todos temos, então, o negócio é nos deter às qualidades alheias... e termos TOLERANCIA com os defeitos...
Fácil?! Não... não é facil... mas completamente possível!!!
Beijossss e LUZ sempre!
Ahh! Ótimo post!!! :)
ResponderExcluirÓtima a sua definição de projeção, parabéns.
ResponderExcluir