Sim, o título do blog mudou!! Por mais que eu adorasse ser a Deusa da Ilusão, DDI não formava iniciais tão bacanas quanto Kesi Conta Tudo... Agora é o KCT!
Aliás, sim, eu fiz as alterações no desenho no paint. Sim, eu sei que a qualidade ficou duvidosa. Sim, eu tenho úvula bífida! \o/

terça-feira, 1 de junho de 2010

ENTÃO A GENTE ENRIJECE

Houve um belo dia, que eu não me lembro qual, em que eu resolvi ser médica. E desde então sempre me perguntaram, e até mesmo eu me perguntei bastante, como eu conseguiria dar notícias ruins pras pessoas. Porque eu sou do tipo que desaba. Se eu vejo alguém chorando na minha frente, eu choro. Qualquer que seja o motivo eu choro.
Mas eu sempre acreditei que houvesse um momento em que a gente aprenderia a lidar com isso. Que haveria uma super técnica pra deixar o próprio coração de lado e tentar não pensar no ser humano na sua frente como tal, e sim como algo que precisa ser consertado. Sei lá.
Então chega o momento e você lida com ele mesmo sem que ninguém tenha lhe ensinado. E talvez você lide com ele antes do previsto, e por isso nem deu tempo pra alguém te ensinar.
E você olha o exame e lê aquilo que você negou por algum tempo. E o olho enche de lágrima.
Anda pelo imenso corredor do hospital tentando pensar em como vai falar aquilo. Uma lágrima escorre. E dói, dói que você sente que é uma dor real e não imaginária. Dói que não é suficiente cravar as unhas nas próprias palmas só pra mudar o foco do que se sente e conseguir se controlar.
Então encosta na parede fria, joga a cabeça pra trás e tenta respirar fundo.Quem sabe com a cabeça pra tras você consiga controlar para que as lágrimas não desçam. E por algum motivo elas secam.
Você prossegue e os encontra te esperando. Não fala logo sobre isso, mas é a segunda pergunta que te fazem: "Viu o meu exame?"
Faz que sim, respira fundo, e solta o resultado em 3 palavras. Não força um sorriso. Não tenta um abraço amigo. Qualquer demonstração pode ser o suficiente pra o seu alicerce bambo despencar. E não olha muito, porque se o outro começa a chorar você pode não se aguentar. Então tenta disfarçar a tristeza, mas o melhor jeito de fazê-lo é virar as costas. Difícil disfarçar tristeza com sorriso. Na melhor das hipóteses o que você consegue é simular um mau humor.

E é assim que você se faz passar por alguém sem coração. Por mais que provavelmente eu seja a mais assustada dessa história. Porque sempre não foi nada, e de repente é alguma coisa, e isso é assustador.
Não chora na frente deles mas na hora que vira as costas quase não se controla. E percorre todo o caminho pensando no "e agora?". Não quer chorar na sala de aula, mas a força pra isso é menor do que se esperava que fosse. E chora um choro engasgado que faz muitas pessoas olharem pra trás. Com certeza eu sou a mais assustada dessa história.

12 comentários:

  1. Me deu vontade de chorar neste post...lembrei de um episodio, que vai completar um ano logo.
    Nao sou medica, mas quando estava no hospital com meu pai, ja sabiamos que ele nao ia sobreviver, mas ele nao sabia, quer dizer`sabia, mas nao tinha certeza. Entao, em uma das noites que passei com ele, eu estava sentada do lado dele, com a perna dele no meu colo, porque precisava fiv=car subindo e descendo a perna por causa da trombose, que vinha acompanhada de um cancer destruidor. ele muito valente evitava a morfina, para nao ficar inconsciente, temia o coma induzido. entao lucido me pediu para pegar o resultado de seus exames na gaveta e ler para ele, eu tive que ter muita força, para ler e olhar o rosto dele de conformidade, do tipo: entendo, nao existe nada que se possa fazer. Nao chorei ali, nem a noite...mas sempre que lembro me ocorre que sim, temos coragem pra nao entristecer ainda mais um dia de uma pessoa, basta vontade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que daria pra passar por isso, sempre quis ser médica e ainda não deu...

    Mas na minha profissão atual lido muitas vezes com o choro e desespero das pessoas, e com o tempo aprendi a me distanciar, se bem que em alguns casos aquilo ainda te toca fundo...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ser médica não é pra mim, por vários motivos, e o tema do post é um deles - apesar de achar liindo.

    Imagino o quanto deve ser difícil, e não acho que alguém consiga 'ensinar' a passar por essas situações, tudo que toca a gente é muito nosso. Só o tempo pra ajudar, fazer ser mais fácil, menos doído.
    E é bom que médicos sejam sensíveis. Quem disse que eles não têm coração?

    ResponderExcluir
  4. Nossa... eu fiquei engasgada agora, porque vc descreveu realmente o que eu penso, ou melhor, o que eu pensava até 2 minutos atrás sobre os médicos.... SEM CORAÇÃO....
    TE desejo que cada vez vc possa mais aprender a separar os sentimentos e entender que vc, não é a culpada daquilo ali, mas sim a responsável que nós "seres mortais", iremos confiar para cuidar de nós....
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Mais um show seu, vc é d+++ menina, era tão bom qdo vc visitava-me, vai lá deixa um beijinho pra tio, vc me faz bem, então pra vc bjos, bjos e bjosssssssss

    ResponderExcluir
  6. E o sonho de muitas pessoas ainda tem 4 rodas, ou tem GPS e é touch screen, é metálico... precisanmos dar valor ao o que realmente importa...

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que deveríamos agir desta maneira, mas não apenas dentro de um hospital. Em qualquer lugar. Eu não sou de uma classe social alta, mas ao participar de um voluntariado dentro de uma favela, soube realmente que o que eu tinha já era e muito.
    Como disse o Ivan, nos apegamos a coisas efêmeras e inúteis, que nestes momentos, não ajudam em nada.

    ResponderExcluir
  8. vc é a mais assustada? seria que pq esta recendo a noticia do exame? (acho que viajei neh)

    ser médico é uma dadiva, e claro tem os pros e os contras...mais é uma das profissões mais nobres que existem...

    ResponderExcluir
  9. Amiga Kessi eu não lido bem com estas situações tbm, mas infelizmente você aprende a lidar com a dor de dar uma noticia ruim, eu tbm ja chorei muito por causa de paciente, ja dei noticia de morte com pose de durona e chorei sentada no banheiro, agora com um pouco mais de experiencia ja não me abalo tanto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Um belo enfoque, gostei da postagem desta menina meio médica, adoro passear por aqui e então vc merece bjos, bjos e bjossssssss

    ResponderExcluir
  11. Ai guria, me deu um embrulho na guela esse post.... putz... nem sei o que te dizer, acredito que estando na tua situação eu tambem faria a mesma coisa.

    Segue em frente na tua profissão, porque se tu escolheu, com certeza tu tem o dom.

    bjos e fica bem.

    ResponderExcluir
  12. Oi dona Quirela! ;D

    Como vão as coisas aí?
    Já virou médica mesmo pelo jeito?

    Com esse post agora entendo porque mesmo os médicos mais gente fina sempre ficam um ar tão distante nas consultas, principalmente na entrega de exames que dão resultados ruins.
    Bem, daqui alguns anos de prática acho que você acostuma. ;)

    Boa sorte moça do KCT! hehehehe

    Beijos

    ResponderExcluir