Sim, o título do blog mudou!! Por mais que eu adorasse ser a Deusa da Ilusão, DDI não formava iniciais tão bacanas quanto Kesi Conta Tudo... Agora é o KCT!
Aliás, sim, eu fiz as alterações no desenho no paint. Sim, eu sei que a qualidade ficou duvidosa. Sim, eu tenho úvula bífida! \o/

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ESPELHO

Já percebeu que reparamos no outro aquilo que existe em nós mesmos? Seja qualidade ou defeito, o que nos salta aos olhos é o que está ao alcance de nossa percepção, ou seja, o que também somos.
Do que eu sei, pessoas interesseiras acham que todas as outras também o são. Por outro lado, pessoas bondosas também acham que todo mundo é bom. E o mesmo pode acontecer com qualquer outro estereótipo: galinhas, honestos, educados, viciados, alegres, depressivos... Aliás, já ouvi história de gente que diz que trai porque tem certeza que o companheiro também o faz. E em muitas vezes o primeiro está enganado. É tudo culpa de um percepção desviada que primeiro olha para nosso interior para depois enxergar o resto do mundo.
Eu já senti uma raiva tremenda de uma vendedora simplesmente porque ela estava usando o meu perfume preferido. Achei que tudo nela era muito brega. Só porque senti o cheiro do meu perfume em outra pessoa.
Na faculdade tivemos um caso super complicado de conflitos entre mãe e filho. O que nos era claro, mas eles não entendiam, é que eles eram exatamente iguais! As queixas que um tinha contra o outro era exatamente igual à forma como ele próprio agia contra o outro. E os olhos só estavam abertos para essas atitudes, assim, espelhadas.

Isso me faz pensar que se o mundo te parece um lugar ruim demais, ou se para você todo ser humano é inconfiável, é porque há algo muito ruim em você mesmo. Talvez o inferno não seja os outros. Seja a forma como enxergamos os outros, mas baseado na forma como enxergamos a nós mesmos. Também me leva ao fato de que quando mudamos para nos tornar alguém melhor, automaticamente passa de uma mudança individual para uma mudança coletiva, e o mundo todo se torna um lugar melhor para viver.

9 comentários:

  1. Amiga, acho q vc daria uma maravilhosa psicóloga, terapeuta....caramba, como amei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Percepção... taí uma palavrinha que todos deveriam usar com diescernimento e bom senso, adorei o post!

    bjos e bom findi!

    ResponderExcluir
  3. eu tb detesto quando sinto que alguém esta usando meu perfume preferido.

    e quando alguém descobre as bandas que eu gosto, essas bandas fundo de garagem??
    quero moorrer..uahuahaua

    adorei seu post.

    beijos e enfim, sexta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post!

    Eu tenho isso em mente sempre, julgamos os outros segundo os nossos valores, isso é um fato incontestável!

    E quando odiamos demais algo nos outros é porque aquilo está escondido dentro da gente sem que queiramos ver... Por isso quando aparece uns doidos pra me agredir no meu blog e eu posso responder, apenas digo que o que disse em meu post mexeu com algo que está dentro dele e ele não está sabendo lidar...

    Quando não concordamos com algo que não faz parte do nosso universo, simplesmente ignoramos e seguimos em frente...

    Mas é claro que tem um outro lado... às vezes precisamos lutar contra pensamentos que nos prejudicam, no meu caso eu diria que luto contra o machismo que acho que atravanca a minha vida... ahahah

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. "Isso me faz pensar que se o mundo te parece um lugar ruim demais, ou se para você todo ser humano é inconfiável, é porque há algo muito ruim em você mesmo".

    Conheço uma frase que diz o seguinte "Nossa boca fala do que o nosso coração está cheio".

    Acho que isso resume tudo.

    Beijo, beijo!

    Vanessa Pinho


    http://mulheretudomaluca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Agente sempre olha os defeitos dos outros e esquece de olha pros nossos e tentar consertar. é mais como julgar que ser julgado...

    errar e acertar isso é comum pra todo mundo, o diferencial é se comporta depois...

    ResponderExcluir
  7. Pois é... este é o problemas: enxergar apenas os defeitos de quem nos cerca.

    Defeitos e qualidades todos temos, então, o negócio é nos deter às qualidades alheias... e termos TOLERANCIA com os defeitos...
    Fácil?! Não... não é facil... mas completamente possível!!!

    Beijossss e LUZ sempre!

    ResponderExcluir
  8. Ótima a sua definição de projeção, parabéns.

    ResponderExcluir